letras classicas @ ufpb

Site dos professores de Letras Clássicas da Universidade Federal da Paraíba

Grupos de Pesquisa

Boa parte dos docentes envolvidos com o curso de Letras Clássicas da UFPB atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB), particularmente na área de concentração Literatura, Cultura e Tradução, cuja linha de pesquisa Estudos Clássicos se propõe o estudo dos autores de Língua Grega e Língua Latina, da Antiguidade Clássica à Idade Média, na sua língua original. Esta linha de pesquisa tem como objetivo promover a capacitação dos professores de Línguas Clássicas, bem como a produção de edições bilíngues, para uso em sala de aula. A cada semestre são oferecidas duas disciplinas da área. Dissertações e teses foram defendidas.

Os docentes também atuam em diversos grupos de pesquisa registrados no CNPq:

GREC

O GREC – Grupo de Estudos Clássicos e Literários, liderado pelos professores doutores Milton Marques Júnior e Juvino Alves Maia Junior, desenvolve atualmente duas pesquisas: (a) A pesquisa Dicionário da Eneida tem a liderança do professor doutor Milton Marques Júnior e encontra-se em andamento, já tendo resultado em três volumes publicados (o quarto volume encontra-se no prelo):
Dicionário da Eneida: Livro I – Eneias na Líbia;
Dicionário da Eneida: Livro II – A destruição de Troia;
Dicionário da Eneida: Livro III – As errâncias de Eneias.
A pesquisa Aprendendo a Ler os Clássicos – a Teogonia de Hesíodo está no seu início e tem como objetivo fazer uma leitura acompanhada e comentada sobre o texto hesiódico, para a produção de uma edição didática e bilíngue.

MYTHOS

O grupo MYTHOS: Núcleo de Estudos da Mitologia Greco-Latina, liderado pela professora doutora Alcione Lucena de Albertim e pelo professor doutor Hermano de França Rodrigues, tem como objetivo o aprofundamento do conhecimento a respeito do Mito, especificamente em sua acepção literária, a partir do estudo das obras literárias greco-latinas, visando a uma sistematização dos mitemas respeitantes às figuras míticas presentes nas narrativas épicas e na tragédia grega.

RHETOR

O RHETOR – Grupo de Estudos de Retórica e Oratória Antiga, liderado pelas professoras doutoras Sandra Lúcia Rodrigues da Rocha (UnB) e Priscilla Gontijo Leite (UFPB), conta com a participação do Prof. Dr. Marco Valério Classe Colonnelli em pesquisas sobre os oradores áticos, especialmente a oratória de Iseu. A proposta do RHETOR é dedicar-se à leitura e discussão tanto das técnicas argumentativas em uso nos textos antigos, quanto das reflexões teóricas sobre elas.

GRUTTA

O GRUTTA – Grupo de Tradução de Textos da Antiguidade, liderado pelos professores doutores Felipe dos Santos Almeida e Willy Paredes Soares, dedica-se a traduzir textos da cultura greco-latina, sobretudo os de natureza literária, historiográfica e filosófica, visando auxiliar outras áreas do conhecimento, em especial nas Ciências Humanas, com traduções mais adequadas ao estudo científico, consideradas fundamentais para pesquisadores que queiram aprofundar seus estudos na Antiguidade Clássica. (Ver registro no CNPQ).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: